2011-12-20

Natal c


Há no topo de certos morros
no fundo de certos vales
dentro e fora do mundo um Natal com tudo
ex
clu
í
do


Maria como as marias
José como os josés, Menino
como os meninos


maria ao centro
da vergonha
e o véu da mão
e os meninos parados
e os olhos
nada


da luz da casa grande
bacalhau
ferve o lezíria
bota canela
e açúcar
dois terços de água
os pinhões caros
como o c.


há oito amigos que se juntam
desde sempre
uns estão bem outros
não
faz
de
con
ta


a maria à meia-noite dá-lhes coisas
pouco barulho rapazes
olhos nos laços


(fui ao chinês,
não diz)


estão todos a sorrir


um ipad quebrado
o pai volteia
e passa o dedo no golpe
lê o jornal de amanhã


(fui terça à ladra,
diz)


estão todos a sorrir


há oito amigos que se juntam
desde sempre
uns estão bem outros não
faz
de conta
hoje faz
de conta
que os teus ombros são meus
que os meus braços são teus
não há natal melhor
do que o meu punho
no teu



PG-M 2011
fonte da foto

Sem comentários: