2011-09-11

11 de Setembro (Professor Marcelo, RTPn e Notícias Magazine)

Hoje fomos muitos. Agora, e até aos 20 anos, seremos poucos. Nos próximos dez anos a ficção americana chegará, finalmente, às torres, e certamente mais portugueses além deste humilde escriba. Vai ser bom, um dia, partilhar tudo isto com mais pessoas: até este décimo aniversário tinham sido apenas os que o tinham como visceral. Foi um dia enorme. Duro. Acaba dentro de cinco minutos. Mas todos sabemos que o 11 de Setembro não acabará nunca.


Escrevi um livro, não vou escrever um post sobre o 11 de Setembro.
Talvez outro ano, um ano em que o 11 de Setembro seja uma mera nota de rodapé, como veio sendo nos anos subsequentes ao primeiro e antes deste.
Por causa do livro, fiz hoje uma visita em directo aos estúdios do Monte da Virgem, onde falei com a Maria João Silveira entre as 15h e as 15:30h para o Especial Informação sobre o 11 de Setembro. O facto de repetir que a televisão não é, decididamente, o meu meio, não me exime do esforço de comunicação, porque o livro, os livros, precisam disso como de pão para a boca, mas confesso que ainda não consegui encontrar o registo certo. No entanto, o que importa é enfrentar as câmaras com humildade, sem manias, sem fingir que se domina o que quer que seja. Quão frágeis todos somos. Neste dia duro em que se assinala o décimo aniversário do ataque à América foi bom tirar o dia para lembrar o João Aguiar - e conversar com a família nas páginas da Notícias Magazine, num artigo com uma profundidade anormal, graças à Taciana e ao Sebastian Aguiar, este um miúdo de 19 ano com um discurso que me impressionou (também a Taciana, mais madura, muito directa - por vezes trespassante). Ele cáustico, crítico. Pela noite, uma surpresa que ainda não vi, mas que me foi contada por amigos: parece que o Professor Marcelo abriu o comentário aconselhando aos leitores "A manhã do mundo". Foi um remate bonito para este dia tremendo. Mal tenha ligações para as aparições televisivas e para o Professor Marcelo, deixo-as aqui, lá mais para o fundo. Por ora fiquem com as páginas de hoje da Notícias Magazine. Bom resto de 11 de Setembro.
PS: entretanto, apareceu o link do Professor Marcelo, que entra antes do artigo da NM
PG-M 2011

Professor Marcelo apresenta "A manhã do mundo" no dia 11 de Setembro de 2011. Vídeo aqui:
Clique nas fotos para aumentar:



Artigo especial na Notícias Magazine de hoje, 11 de Setembro de 2011, em que converso com a família Aguiar tomando como pretexto o livro (cliquem sobre as fotos para aumentar, pf):





Sem comentários: