2011-01-02

A voz real de Tostoi

Não, não é esta fotografia da máscara da morte de Tostoi que mais nos toca - embora nos ponha em sentido e nos transporte imediatamente para o momento do seu fim físico -, mas o que realmente nos toca é a possibilidade de ouvir a sua voz real.
É um documento histórico que arrepia. Quando vi o filme "A última estação", e perante a cena em que se vê uma grafonola a tocar um disco com a voz do imortal escritor russo Lev Tostoi, tomei imediatamente a resolução de procurar essa ou essas gravações. Encontrei-as facilmente na grande rede, mas deixo-as aqui pelo seu valor. E quem leu Tolstoi só se pode sentir rendido a uma coisa que nunca pensou fazer: ouvi-lo, efectivamente ouvi-lo.
O trecho que deixo abaixo é retirado do seu ensaio "Thoughts for Everyday"
Embora com acentuado sotaque russo, ele está a ler em inglês. Lembro a excitação que rodeou, há uns meses, o filme que alegadamente mostra, pela primeira vez em movimento, o que se pensa ser o Pessoa, numa visita ao Porto, acompanhado pelo Régio. Imagine-se se o pudéssemos ouvir.
Segue-se a transcrição do trecho lido, para que possam acompanhar:

“That the object of life is self-perfection, the perfection of all immortal souls, that this is the only object of my life, is seen to be correct by the fact alone that every other object is essentially a new object. Therefore, the question whether thou hast done what thou should’st have done is of immense importance, for the only meaning of thy life is in doing in this short term allowed thee, that which is desired of thee by He or That which has sent thee into life. Art thou doing the right thing?"

Podem igualmente ouvi-lo em russo, querendo, em vários registo no seguinte site:

1 comentário:

Maria Letra disse...

Penso, por vezes, em Tostoi, quando a adversidade da própria vida, interrompe a vida de alguém que, mesmo que tardiamente, procura viver em conformidade com a Natureza. A sua morte foi disso um exemplo, deixando-nos uma série de pontos de interrogação no ar, tal como as suas obras.
Bom Ano!