2011-01-04

A palavra "poetisa"

Ando para escrever qualquer coisa sobre isto há quase um ano, quando abordei o assunto, na qualidade de membro do público, directamente na 11ª edição do maior evento literário português, as Correntes d'Escritas, que se realizam todos os anos em Fevereiro, na Póvoa de Varzim. Na altura, falei brevemente sobre o assunto, no "post" que funcionou como "reportagem" sobre o evento, escrevendo o seguinte:

"Meio-dia: Eu próprio perguntei à mesa o que é feito da palavra "poetisa", já que todas as escritoras aqui presentes foram designadas por "poetas"; parece que terá começado a morrer com a identificação com escritoras menores, de "versinhos", e porque Sophia queria ser chamada poeta, mas Maria Teresa Horta diz que temos que recuperar as poetisas. Claro que temos."


Ora, estou pouco interessado em fazer o historial do definhamento da palavra "poetisa" - até porque, se é verdade que esse estado de desgraça se deveu a mulheres escritoras, muitas delas marcadamente feministas (não seria o caso de "Sophia"), nunca poderíamos ou deveríamos apontar o dedo a pessoas que lutaram pela sua dignidade contra tudo e contra todos, e tiveram de permeio muitas adversidades e até censura.

O que é preciso é dizer que os tempos são outros. Que já não se justifica deixar de chamar poetisa a uma mulher que escreve poemas, a não ser, claro, que ela não queria, como Sophia. Tampouco vou dizer o que muitos estão a pensar: se todos fossem assim, estava a língua tramada, que não é legítimo que as pessoas escolham ser chamadas de outras coisas que não do que a língua lhes reserva, etc, etc. Não. Não vou dizer isto.

Vou apenas dizer que "poetisa" é das mais belas palavras da nossa língua, e que está errado usar, como regra, a palavras "poeta" para designar uma mulher que escreve poemas.
Felizmente, o que é considerado, por muitos, o melhor dicionário de língua portuguesa, o Houaiss, nunca acolheu "poeta" com dois géneros, e diz assim:

poeta (datação: sXVI)
substantivo masculino 
1 escritor que compõe poesia
2 autor cuja obra é impregnada de poesia
Ex.: compositores como Chopin e Debussy são verdadeiros p.
3 ser humano com o dom da poesia
Ex.: um pugilista com alma de p.
4 aquele que tem imaginação inspirada
5 aquele que é dado a devaneios ou tem caráter idealista

poetisa
substantivo feminino 
pessoa do sexo feminino que faz poesia


Por mim, estamos conversados. 
Se puderem fazer alguma coisinha pela "poetisa", agradece-se.


Sem comentários: