2009-12-05

Vinho Lilás

A árvore lilás que dá vinho lilás e me vem acompanhando a embriaguez desde que deixou de ser etílica - nos loucos tempos de estudante -  e passou a ser mental e sentimental, esse arrebatamento de que vos falo sempre. Entreguemo-nos a tudo o que nos arrebata agora mesmo, perante a inspiração de Jeff Buckley e Lilac Wine e o dashing men and women deste clássico, e já falamos:



"Lilac Wine" é uma canção escrita por James Shelton (letra e música) em 1950. Teve "covers" de Eartha Kitt (1953),  Judy Henske (1963), Nina Simone (1966), Elkie Brooks (1978) e esta mesma, de Jeff Buckley, no seu álbum "Grace" (1994) - e ninguém me convence, nem mesmo os puristas, que não foi na versão da Elkie, e não da Nina (como dizem) que o Jeff se inspirou. É que Elike seria sempre "out", e Nina sempre "in". Depois disso ainda foi cantada ao vivo por Sarah Slean em 1997 e no álbum de estreia de Katie Melua "Call Off the Search" (2003). Em 2006 foi usada como banda sonora do filme francês "Ne le dis à personne", e mais recentemente é trauteada por mim em plena corrida, por não conter em mim ou no meu mp3 a sublime expressão de embriaguez de Jeff Buckely (que, como sabem, morreu afogado com 30 anos no Rio Wolf, afluente do Mississipi).

É, necessariamente, uma grande música.

Créditos Fotográficos: Dave Nietsche

PS: Quem quiser ouvir outras versões, clique pf nos nomes: Nina Simone, Eartha Kitt, Elkie Brooks,  Katie Melua

PS2:

I lost myself on a cool damp night
I gave myself in that misty light (small g)
Was hypnotized by a strange delight
Under a lilac tree
I made wine from the lilac tree
Put my heart in its recipe
It makes me see what I want to see (may be better to say "What I wanted to see"
and be what I want to be
When I think more than I want to think
I do things I never should do
I drink much more than I ought to drink
Because it brings me back you...

Lilac wine is sweet and heady, like my love
Lilac wine, I feel unsteady, like my love
Listen to me... I cannot see clearly
Isn't that she coming to me nearly here? (is coming)
Lilac wine is sweet and heady, where's my love?
Lilac wine, I feel unsteady, where's my love?
Listen to me, why is everything so hazy?
Isn't that she, or am I just going crazy, dear?
Lilac Wine, I feel unready for my love,
feel unready for my love.

1 comentário:

aoromperdabelaaurora disse...

http://www.youtube.com/watch?v=v9JC1tNQUjU

...do pai, Tim Buckley, Song to the Siren...para ouvir de olhos cerrados...

Long afloat on shipless oceans
I did all my best to smile
'Til your singing eyes and fingers
Drew me loving to your isle
And you sang, "Sail to me, sail to me, let me enfold you;
Here I am, here I am, waiting to hold you."

Did I dream you dreamed about me?
Were you hare when I was fox?
Now my foolish boat is leaning
Broken lovelorn on your rocks,
For you sing, "Touch me not, touch me not, come back tomorrow;
O my heart, O my heart shies from the sorrow"

I am puzzled as the newborn child
I am troubled at the tide:
Should I stand amid the breakers?
Should I lie with Death my bride?
Hear me sing, "Swim to me, Swim to me, Let me enfold you;
Here I am, Here I am, Waiting to hold you"